quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

“A Câmara esteve mais próxima da população e com uma boa produção legislativa”



ENTREVISTA COM BALANÇO DE FINAL DE ANO NO LEGISLATIVO (trasncrita do jornal NOVOESTE)
É um direito do cidadão e obrigação não só de instituição, como também o homem público prestar contas de suas ações como servidor público. Com objetivo de trazer à população o balanço das atividades da Câmara no ano de 2009, segue uma entrevista com Kelly Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Barreiras. Na oportunidade ela avalia a gestão municipal, bem como as ações do Governo do Estado na região.

Avaliação 2009

A avaliação que faço é de que foi um ano produtivo, em que a Câmara esteve mais próxima da população e com uma boa produção legislativa. As principais demandas da comunidade especialmente a questão da infraestrutura, teve atenção especial por parte de todos os vereadores, que sempre apresentaram indicações ao Poder Executivo, como forma de atender as reivindicações.

Povo X Câmara

Procuramos investir o máximo na proximidade da Câmara com o povo. As sessões itinerantes como programa “A Câmara na Comunidade” foi uma forma positiva de ouvir a população e demonstrar nossa disposição de ser o porta-voz legitimo dos anseios que as pessoas têm em relação aos poderes públicos, na solução dos problemas. Portanto, avalio que a imagem da Câmara tem tido uma avaliação positiva na medida em que as pessoas sentem que as reivindicações apresentadas são atendidas.

A nossa entrada na era da informação via Internet foi positiva. A inauguração do portal, atualizado diariamente com informações das ações parlamentares e a prestação de contas, foi um grande investimento que fizemos para levar a noticia em tempo real e cumprir o nosso papel constitucional da publicidade dos atos públicos.

Relacionamento com os vereadores

Tenho por todos os vereadores, uma relação de respeito e consideração. E a nossa convivência é harmoniosa respeitando as diferenças, as opiniões e as posições de cada um. Afinal, aqui é a Casa da Democracia e não podia ser diferente. Trato com igualdade e respeito a todos indistintamente e procuro atender as reivindicações de cada um dentro do possível. O papel do vereador é para ser exercido na sua plenitude independente se é de situação ou oposição e cabe à Mesa Diretora dar as condições para que isso aconteça.

Transparência na administração pública

Não temos nada a esconder nem porque esconder. Nosso site é atualizado diariamente e transmitimos as sessões ao vivo pelo Internet como forma de fazer chegar àquelas pessoas que não podem ir a sessão, o que acontece no Poder Legislativo. Qualquer pessoa que busca a Câmara tem as informações que desejarem.

Avaliação do Governo atual

Avalio positivamente. Uma das características do povo é esquecer rapidamente das coisas ruins quando elas são corrigidas e isso é normal. Falo apenas para ilustrar um pouco da gestão da prefeita. No ano passado nesse mesmo período, as principais ruas e avenidas da cidade estavam intransitáveis, sujeira por todos os lados e mato tomando conta das ruas. Hoje, as principais ruas estão recuperadas, a cidade tem uma nova cara mais florida, mais bonita e mais acolhedora. Os investimentos que a prefeita tem feito, são basicamente no sentido de fortalecer a nossa capacidade produtiva com a atração de indústrias e fábricas que vão ajudar no desenvolvimento econômico e social do município.

A rede social do município de Barreiras com ampliação e melhorias dos programas sociais do governo federal coloca Barreiras num patamar superior. Programas como o FLORES DA INCLUSÃO, que resgata a dignidade das mulheres do bairro Santa Luzia, que não tinham nenhuma oportunidade no mercado de trabalho, mostra que é possível desenvolver ações com recursos próprios que vão ter retorno em curto prazo. E retorno nesse caso especifico, é desenvolvimento humano, é dignidade mesmo. A saúde me Barreiras é outra. Está a olhos vistos. E mesmo com todo as dificuldades impostas pela crise financeira que diminuiu os recursos, não se parou de trabalhar e de mostrar para o povo que a mudança acontece sim.

Executivo X Legislativo

Somos da mesma base (eu e Jusmari) com o compromisso de trabalhar em parceria colocando os interesses da população em primeiro plano. Para isso temos tido uma relação mútua de respeito. Todos os projetos enviados a Casa são previamente discutidos e cada um coloca sua opinião e tira suas dúvidas. Isso contribui para o desenvolvimento do município. Nosso papel é de parceria. O povo já penou muito com oposição sistemática e irresponsável por questões partidárias e isso não implica ser submisso e perder a altivez, muito pelo contrário, cada reclamação que um cidadão ou cidadã faz é levada ao conhecimento da administração e se busca respostas e solução. Esse é o nosso papel.

Região Oeste em relação ao Governo do Estado

O Oeste está sendo muito bem atendido pelo governo Wagner. Os investimentos na saúde especialmente com a municipalização do Eurico Dutra, a retomada do esgotamento sanitário, diversos sistemas de abastecimento de água na região; a recuperação de estradas importantes como a BA 172 que liga o Javi a Sta. Maria da Vitória, Baianópolis, Cotegipe e já sai dia 28 o resultado da Licitação para a restauração total da estrada de Santa Rita até o entroncamento e depois a estrada que liga Barra até a BR 242. Sem dúvida nenhuma a maior obra de Wagner tem sido recuperar o valor dos baianos. O TOPA – Todos Pela Educação, tem alfabetizado milhares de pessoas que estavam na escuridão do conhecimento e os Sistemas de Abastecimento de Água como o de Wanderley, levam para o povo, aquilo que nenhum outro governante davam valor: Dignidade. É claro que ainda há muito que fazer e não se resolve os problemas de um Estado do tamanho da Bahia num curto espaço de tempo. A turma do DEM que governou a Bahia durante 16 anos seguidos, que nada fizeram pela segurança, saúde, educação e desenvolvimento econômico e social especialmente no Oeste da Bahia, hoje posam de vestais da moralidade e esquecem como deixaram os baianos.

Emperramento das grandes obras

Oeste sofre com a falta de representação tanto na esfera federal, quanto na estadual. Temos uma subrepresentação na Assembléia Legislativa, que prioriza os interesses pessoais, a gana por cargos e deixa de lado os interesses do Oeste. A soma dos investimentos que temos tido em Emenda no Orçamento é irrisória e é claro que isso não reflete o tamanho da nossa região e a nossa importância no cenário estadual. A prefeita Jusmari tem feito grandes investidas para atrair empresas de grande porte para a região especialmente no município de Barreiras. A fábrica da Vitamilho, a Vicunha e diversas outras indústrias já estão na pauta da prefeitura que tem tido apoio dedicado do governador Wagner para a viabilização dos projetos.

Universidade do Oeste

Da mesma forma que a nossa falta de representação causa prejuízos para o nosso desenvolvimento econômico, atrasa também nosso debate acerca da criaçãoda Universidade Federal do Oeste da Bahia. O Projeto está parado no Ministério da Educação, precisando apenas de um empurrãozinho para ir para a Casa Civil. Nossa parte estamos fazendo e vamos fazer mais, que é mobilizar a população para um direito nosso: a conquista da universidade para consolidar a região com vistas a concretização do sonho do povo Oestino: a criação do Estado do Rio São Francisco.

Mensagem a todos que moram na região

Que o ano de 2010 seja repleto de esperanças num mundo melhor e que a esperança seja sempre acompanhada da coragem, da determinação e da luta por sua cidade e por uma região com desenvolvimento e justiça social.

Por Ana Cedro
Da redação, JORNAL NOVOESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário