quinta-feira, 1 de abril de 2010

O beijo de Judas

Por ocasião das comemorações dos 10 anos de emancipação política de Luís Eduardo Magalhães, foi bastante noticiado a recolocação do busto em homenagem ao finado deputado que dá nome ao município, especialmente o beijo de ACM NETO grampinho no prefeito como gratidão pela restauração do busto. De fato, a política tem seus revezes, é dinâmica e sem igual em determinados momentos.
Presentes no evento, todo o clã do finado carlismo que tenta se reerguer através da figura arrogante de Paulo Souto que nunca deu ousadia ao oeste, e para surpresa geral: O ex-prefeito Saulo Pedrosa até bem pouco tempo a mais proeminente figura do anti-carlismo na Bahia e figura destacada na luta contra a emancipação do município inclusive chegando a ir aos STF questionar a legalidade da criação do mesmo. Estava lá batendo palmas e beijando o busto de bronze e a cabecinha do NETO.
A criação do município de LEM com todas as suas contradições, deu uma nova cara ao oeste da Bahia, revelou a pujança econômica do agronegócio e abriu novas fronteiras de desenvolvimento atraindo pessoas de diversas regiões do país e também do exterior.
O beijo dado por ACM NETO em Humberto Santa Cruz, se revela na verdade como um ato de extrema ingratidão a quem de fato, colocou sua cabeça a prêmio, criando em condições conflitantes naquele momento um município e dando o nome de alguém que pode ter sido um parlamentar altivo no Congresso, mas que para o oeste não fez nada e recebeu a homenagem apen,as pelas circunstâncias trágicas e precoce de sua morte: Jusmari Oliveira. ACM NETO e todo o seu clã deveriam beijar para sempre os pés da ex-deputada como reconhecimento verdadeiro do seu gesto. Na Bahia da era carlista,tudo recebeu o nome de Luís Eduardo Magalhães principalmente o Aeroporto 2 de Julho, cuja mudança de nome até hoje é questionada, numa tentativa de eternizar um homem sem grandes feitos e sem dúvidas, apenas o município do longínquo oeste propesperou e diga-se de passagem, não por conta dos investimentos que Paulo Souto tenha feito como governador ou senador, mas, pela determinação de um povo que construiu a ferro e fogo uma nova realidade naquela cidade. São agora, investimentos do governo Lula, em infraestrutura, saneamento básico e de Wagner que investiu até o momento mais de R$ 15 milhões de reais num aeroporto que merece ser questionado pela sua localização e os interesses em questão, que Luís Eduardo Magalhães recebem como demonstração da sua importância no cenário econômico da Bahia e do Brasil.
Foi preciso coragem e ousadia da então deputada, para que o finado deputado tivesse hoje a homenagem que tem. E é preciso que deputados do oeste tenham a mesma bravura para reconhecer que distritos e povoados como o de ROSÁRIO em Correntina e o de RODA VELHA em São Desidério, tenha o mesmo merecido destino: serem emancipados para o bem do povo que vive nessas localidades. E só os destemidos e realmente sintonizados com os problemas da região, podem levar essa bandeira adiante.
Fortalecer o municipalismo, é fortalecer um Estado forte e respeitar a vontade do povo!
Ps: fui contra a emancipação de Mimoso do Oeste, e o tempo provou que era um justo direito daquele povo e fui e sou contra até hoje ter retirado nome de Mimoso. Se dependesse de mim, faria uma campanha em respeito a história e voltaria o nome original. Mas a vida ensina que devemos olhar e caminhar para frente, para o futuro.
Kelly Magalhães
vereadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário