O dia 10 de maio será um dia importante para o município de Barreiras. Para aqueles que não acreditavam e para os que pensam que o sistema de esgotamento sanitário será pago a peso de ouro pelo povo e torce contra a obra, o bairro Vila Rica, será o marco inicial da obras de esgotamento sanitário em Barreiras.
A EMBASA realizou audiência pública com a sociedade especialmente as entidades, as associações de moradores, o poder público e a imprensa que tem o importante papel de noticiar os fatos, mostrando como será construída rede, a duração da obra, a contratação de pessoal, o investimento e todo o esquema da rede. Infelizmente, teve pouca participação popular; mas a realização de reuniões nos bairros e a contratação de mobilizadores sociais conforme consta do programa, certamente mostrará o quanto vamos ganhar em saúde, preservação do meio ambiente com a recuperação do rio grande, fortalecimento da economia local com a geração de empregos e uma série de benefícios que nos foram negados por décadas.
O governador Wagner está de parabéns, cumpriu com a palavra empenhada na campanha eleitoral de 2006 mesmo que tardiamente não por sua causa, mas pelo capricho pessoal e político do ex-gestor, que a ferro e fogo, municipalizou equivocadamente a EMBASA transformando-a numa autarquia com pessoas sem a mínima qualificação para operar o sistema, causando prejuízos incalculáveis para os barreirenses que chegaram a ficar semanas sem água em casa, tendo que carregar lata d'água na cabeça para suprir o minímo que era ter água para beber e servindo de cabide de emprego para tentar sustentar seu governo.
A prefeita Jusmari, dá uma demonstração de respeito ao povo, na medida em que retoma a discussão, reconhecendo que o município não tem como construir uma rede de 35 mil metros de esgoto sozinha e repassa à EMBASA a responsabilidade que deve ter com a população e nos governos passados nunca teve.
Tenho convicção de que ao final do prazo de 28 meses, a cidade será outra, mais limpa, sadia, com o rio grande servindo de área de lazer e as crianças podendo brincar na rua sem o risco de cair na lama fétida que hoje toma contas das portas. Quanto ao valor da taxa de esgoto que foi criada por decreto pelo ex-gornador Paulo Souto, cabe à Assembléia Legislativa da Bahia e o governo do estado discutir com os baianos o alto valor e propor uma tarifa que seja justa e para isso é necessário deputados e deputadas comprometidos com os interesses do povo.
Essa obra marca um novo tempo para Barreiras, começa de fato o futuro que tanto sonhamos e desejamos.
Que venha esse novo tempo, nós merecemos!!
Kelly Magalhães
vereadora
Eu, barreirense? Siiiiiimmmmmm.. E feliz por minha cidade está em desenvolvimento.
ResponderExcluirRede de esgoto, maravilha...um tipo de obra que em outros tempos, nenhum outro prefeito teve a iniciativa de incentivar a realização. Porque são obras que ficam por baixo da terra, difícil de ver e de ser lembrado pelo povo, segundo as boca de políticos eleitoreiros. Enquanto isso nossa natureza e saúde vai "pro beleleu".
FELIZ MESMO...!!!!!!!VALEU GOVERNO CIDADE MÃE....