terça-feira, 4 de maio de 2010

A política de propostas X mala de dinheiro: O entrave do oeste

A partir de hoje quero abordar sobre minhas andanças no oeste e a imensa dificuldades que enfrento na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado, bem como o prazer de conhecer figuras adoráveis região afora.
Fazer política com propostas e tentar mostrar o potencial de uma região como a nossa, é sem dúvida nenhuma, um grande desafio. Encontramos pessoas bem intencionadas, dispostas a votar com vontade e desejo de ver um dia o sonho do Estado do Rio São Francisco transformado em realidade; pessoas com esse sentimento infelizmente formam um pequeno grupo. A maioria, especialmente as lideranças, comercializam o apoio e o voto e nessa guerra, vale quem tem poder econômico e não projetos e propostas.
Não tenho e nunca tive ilusões de que uma candidatura a deputada fosse barata ou fácil, mas imaginar que uma disputa fosse pautada em quem pode pagar mais, eu não imaginava e isso é claro, mostra que discurso sobre fortalecimento da região e criação e um novo estado, não passa de retórica na boca de alguns líderes.
Quero deixar claro, que isso não me desmotiva, ao contrário, fortalece a minha determinação em mostrar que é possível construir uma realidade melhor para a região e convencer as pessoas a votarem em quem tem algo a dizer e mostrar; até pq, ninguém é candidato de si mesmo, candidaturas não nascem do nada, é preciso ter mais do que uma mala de dinheiro na mão para ser deputado ou deputada. É preciso ter construído uma história de lutas, desafios e conquistas e acima de tudo, saber que o que nos move, é o desejo da mudança e disposição para o trabalho.E isso, dinheiro não compra.
Na eleição passada, a grande dificuldade era o domínio dos prefeitos carlistas que recebiam ordens de cima determinando os candidatos para as cidades. Angical votou em Paulo Câmara, São Desidério votou em Aderbal Caldas, Luiz Eduardo votou em Vespasiano e assim por diante ou seja, a região não tinha autonomia e nem discussão para construir a sua própria história e o resultado é que elegeu apenas uma deputada e todos que pongaram aqui foram eleitos nada fizeram e agora voltam junto com novos candidatos, sob um novo contexto: Sem chefe para mandar nos prefeitos, compram apoios e votos a um custo altíssimo, inflacionando o "mercado". Esclarecendo: não faço parte desse "mercado".
Hoje, o governador Wagner não determina a nenhum prefeito ou prefeito que apoie candidatos A ou B, e esse é o grande diferencial em relação à era carlista.Por isso, muitos recorrem ao artificio do dinheiro na mão para garantir a eleição.
Há pessoas de bem, há pessoas sérias e são essas que vão fazer a diferença, que vão poder cobrar no futuro o apoio e o voto dado, em benefícios para a coletividade e dizer ao deputado ou deputada, que trabalhe para ampliar a rede de energia para chegar a quem precisa, que reivindique e trabalhe para que água seja um direito de todos, que a educação seja prioridade com escolas novas e as demais reformadas para atender uma enorme demanda, que os jovens não se percam nas drogas e na violência e para isso é preciso políticas públicas de inclusão, que as estradas da região precisam ser recuperadas para garantir o desenvolvimento dos municípios e uma série de ações que políticos sérios tem como pauta quando são eleitos com o voto consciente e sabem que serão cobrados e precisam ter o que mostrar, diferente dos que compram votos e não tem que prestar contas, pq na próxima eleição terão dinheiro para mais uma vez chegar ao poder.
Tenho muito que lutar e coragem não falta. Acredito que é possível sim, chegar ao poder contando com quem vota livre e consciente e que muitas pessoas e lideranças políticas na região, tem o mesmo sentimento e isso já vale a pena. É uma alegria para mim conhecer tantos rostos sofridos, mas com a alegria brejeira estampada num sorriso espontâneo de quem tem prazer em nos receber e conversar. Esse é o maior reforço que tenho recebido em minhas andanças e sou muito grata por isso. Espero chegar à Assembléia e devolver ao povo o acolhimento, com muito trabalho e benefícios.
Kelly Magalhães
vereadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário