segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Universidade Federal do Oeste - a conquista de um povo

Na coluna Tempo Presente do Jornal A Tarde do dia 25/11, o texto de Levi Vasconcelos sobre o atraso universitário da Bahia, retrata muito bem a situação de completa ausência política do oeste no cenário estadual e federal.
Com capacidade para funcionar independente e sair da condição de Campus da UFBA, a futura universidade Federal do Oeste, precisa apenas de ação política e comprometimento da bancada baiana para sair do Ministério da Educação onde está empacada para ir para a Casa Civil. infelizmente, falta deputados da região que saibam reconhecer o valor de um povo que é o verdadeiro responsável pelo crescimento da região mas, que no quesito representação política, ainda deixa a desejar, votando muitas vezes em candidatos que além de não terem compromissos nenhum com a nossa história, sequer tem compromissos com os seus mandatos exercendo apenas por poder ou outros privilégios que o cargo oferece. Portanto, para muitos, tanto fez ou tanto faz ter uma Universidade federal ou não no oeste. Faço ressalvas e reconheço que a existência do Campus da UFBA foi uma ação política articulada e envolveu diversos Partidos dentre os quais o PC do B, que através da deputada Alice empenhou
R$200,000,00 de Emenda individual para garantir a efetivação do Campus. Mas é hora de nos firmamos e escrevermos nossa própria história e lutarmos pelo nosso desenvolvimento, fortalecendo nossa representação política em Brasília e Salvador.
A luta pela criação da UFOB não pode parar, é preciso unir esforços e fazer com que o MEC e o ministro Fernando Hadad reconheça o valor da Bahia no cenário nacional e avance na ampliação do ensino superior federal. A Bahia, que só tinha a UFBA, hoje conta com a UFRB e nossa UFOB na espera. É muito pouco para um estado do tamanho do nosso e uma enormidade para nossa região, que tanto sonha e espera. Continuamos a nossa luta e nossa ação prática para que o sonho se realize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário